Periodontologia

A especialidade da periodontologia dedica-se ao tratamento dos tecidos de suporte dos dentes: gengivas, osso e ligamentos entre dentes e osso.
A gengivite ou inflamação das gengivas é a primeira forma da doença periodontal e é muito frequente. No entanto, se não for tratada, pode desencadear uma doença grave chamada periodontite, que pode levar à destruição do osso e do ligamento que segura o dente aos maxilares e, posteriormente, à perda dos dentes.
Ambas as doenças são as principais causas de perda de dentes em adultos e a sua origem pode residir na existência de placa bacteriana, tártaro ou “pedra”. De modo a evitar contrair qualquer uma destas condições é fundamental fazer limpezas e destartarizações com frequência, bem como manter uma boa higiene oral. Por vezes pode existir também a necessidade de realizar pequenos procedimentos cirúrgicos como raspagem, alisamento radicular e eliminação da placa bacteriana.

Por vezes, existe a necessidade de realizar pequenas cirurgias, efetuadas por um profissional especializado, que envolvem a raspagem e alisamento radicular e eliminação bacteriana.

Na cirurgia plástica periodontal são corrigidos defeitos gengivais e de tecidos moles do periodonto em zonas de comprometimento estético e funcional, tais como, o aumento da espessura gengival conferindo uma maior protecção, a correcção de recessões gengivais e alterações das papilas interdentárias. O enxerto gengival, em que é transplantado um pouco de tecido de uma outra zona da boca do paciente, é uma das técnicas utilizadas com frequência, para tratar este tipo de deficiência.

A gengivectomia, ao contrário do enxerto, visa de reduzir o volume da gengiva quando é excessivo, por exemplo no sorriso gengival ( link para o respectivo caso clínico )