Branqueamento
O branqueamento dentário permite obter um sorriso mais branco de uma forma rápida, não invasiva e sem danificar os dentes.
Existem múltiplas causas para a descoloração e escurecimento dos dentes, como por exemplo o tabagismo, o consumo de café, chá ou de bebidas como a coca-cola e o vinho tinto. No entanto também pode ser consequência da toma de determinados medicamentos ou de doenças, lesões dentárias, tratamentos endodônticos ou simplesmente devido ao envelhecimento natural da dentição.
Depois de determinarmos a causa, vamos encontrar a melhor forma de branquear os seus dentes. O tratamento pode ser realizado na clínica (in-office-bleaching), em sua casa, de acordo com a sua conveniência, ou através da combinação destes dois métodos.
Branqueamento dentário feito na clínica (in-office-bleaching)
Neste tipo de branqueamento, apenas realizado por profissionais de saúde por ser um ato médico, é utilizado um produto branqueador de elevada concentração que, juntamente com uma fonte de luz que ativa o agente branqueador, torna o processo mais célere e permite que numa sessão possam ser atingidos os resultados esperados.
Branqueamento em casa
Este tipo de branqueamento, apesar de ser realizado em casa pelo paciente, implica o acompanhamento do médico dentista. O procedimento inclui o uso de moldeiras ou goteiras, que irão conter o produto de branqueamento e que são confeccionadas individualmente, a partir de impressões dos dentes do paciente. Desta forma garante-se uma adaptação perfeita e customizada à dentição, o que é fundamental para o sucesso e segurança deste processo, pois embora o gel branqueador seja menos concentrado, que no procedimento realizado em consultório, pode lesar a gengiva em caso de extravasamento.
Este tipo de branqueamento é utilizado geralmente para complementar o branqueamento feito em consultório ou para a manutenção da cor dentária.