Estomatologia: um tratamento importante na saúde oral

Qual é a utilidade da estomatologia? 

Prevenir, diagnosticar e cuidar de todas as doenças orais. Este é o objectivo da estomatologia, um ramo da medicina dentária que significa «o estudo da boca». Sendo assim, esta ciência centra-se em patologias relacionadas com a boca, os lábios, os dentes, as glândulas salivares e outras estruturas, conseguindo detectar lesões quer no interior, quer no exterior da cavidade bucal e, de seguida, tratar ou encaminhar os pacientes para um profissional especializado.

Um dos principais problemas orais que merece a atenção por parte de um especialista em estomatologia é a periodontite. Antes de mais, é importante definir que esta patologia resulta da acumulação de partículas, como o tártaro, entre as gengivas e os dentes, o que acaba por originar profundas cavidades entre a raiz da estrutura dentária e o respectivo osso. A periodontite é igualmente um exemplo da extrema necessidade de consultar um dentista permanentemente – mesmo que não haja qualquer tipo de sintoma. Afinal de contas, com o passar do tempo, os maxilares correspondentes a essas cavidades vão se destruindo até o dente abanar e, por consequência, cair. A acrescentar que o mau hálito e a inflamação das gengivas são apenas alguns dos sintomas de quem sofre de periodontite.

Os tratamentos aplicados pela estomatologia 

No caso específico da periodontite, um especialista em estomatologia encarrega-se de fazer, em primeiro lugar, uma limpeza profissional. Desta maneira, é possível eliminar as bolsas periodontais, o que permite o controlo da inflamação. Por outro lado, ainda é provável que se recorra a uma intervenção cirúrgica para a remodelação do osso à volta do dente ou para a correcção dos defeitos com enxertos obtidos do céu-da-boca.

A estomatologia abrange outro tipo de tratamentos. Por exemplo, para fortalecer o esmalte, este ramo da medicina dentária utiliza a aplicação tópica de fluoretos. De resto, a estomatologia dedica-se à eliminação de excesso de materiais de restauro, aplicados acima de tudo em casos de dentes afectados por cáries. As resinas compostas (que têm a cor do dente) e a amálgama de prata (uma liga metálica) são apenas alguns desses materiais de restauro.

A lembrar ainda que o polimento de restaurações antigas e a aplicação de gel para a redução da formação de tártaro destacam-se também como tratamentos de estomatologia.

No Instituto de Implantologia Oral Doutor Thomas Schreiner, pode-se recorrer a estes e a outros tipos de procedimentos. Para além dos tratamentos, este espaço inclui um serviço informativo sobre a melhor e mais correcta técnica para escovar os dentes ou sobre a escolha mais acertada de artigos para a higiene dentária, divulgando igualmente instruções correspondentes à utilização de cada uma dessas peças. Como é óbvio, cada paciente também poderá ter acesso a conselhos para uma alimentação extremamente benéfica para a saúde oral.

Marque uma consulta de avaliação

Se quiser saber mais sobre algum dos nossos tratamentos dentários contacte-nos através deste formulário